Saxon celebra 45 anos de “Wheels Of Steel” no Bar Opinião em Porto Alegre
Postado em 20/05/2025


Saxon celebra 45 anos de “Wheels Of Steel” no Bar Opinião em Porto Alegre

Na terça-feira, 6 de maio, o Bar Opinião, na Cidade Baixa, em Porto Alegre, foi palco para a celebração de 45 anos do clássico “Wheels Of Steel” de 1980 do Saxon, uma celebração a um dos maiores nomes da New Wave of British Heavy Metal (NWOBHM).

A primeira banda da noite foi a paulista Urdza, que vem divulgando seu trabalho “A War with Myself” (2024), produzido por Leandro Caçoilo (VIPER) e Thiago Bianchi (Noturnall). O grupo apresenta um heavy/thrash metal com fortes referências dos anos 80 e 90.

Liderada pelos irmãos Heitor Prado (vocal) e Hugo de Prado (guitarra), a banda é um prato cheio para quem curte um som tradicional e carregado de energia.

A banda convidada da noite foi ninguém menos que as suíças do Burning Witches, que estão em turnê com seu mais recente álbum, “The Dark Tower” (2023).

A formação atual conta com Laura Guldemond (vocal), Courtney Cox e Romana Kalkuhl (guitarras), Jay Grob (baixo) e Lala Frischknecht (bateria). Nesta apresentação única no Brasil, ao lado do Saxon, Simone Van Straten substituiu Romana, que está em licença-maternidade.

O grupo apresentou, além de faixas do novo álbum, sucessos como “Dance With the Devil”, “Hexenhammer” e “Burning Witches”. Destaque para a vocalista Laura, extremamente carismática, que interagiu com o público mesmo nos intervalos entre as músicas, e para Courtney, cuja presença de palco impressiona.

Então chegou a hora do Saxon, que não se apresentava em Porto Alegre desde 2019, na turnê do álbum “Thunderbolt” (2018), o que aumentou ainda mais a expectativa dos fãs para este reencontro.

A banda conta atualmente com Biff Byford (vocal), Doug Scarrat (guitarra), Nibs Carter (baixo), Nigel Glockler (bateria) e Brian Tatler (guitarra), também integrante da lendária Diamond Head.

A turnê atual promove o álbum “Hell, Fire and Damnation”, mas o grande destaque do setlist é a execução completa do clássico “Wheels of Steel” (1980). Não faltaram também hinos como “Madame Guillotine”, “Crusader” e “Princess of the Night”, que empolgaram o público que lotou o Bar Opinião numa terça-feira.

Durante a turnê, Biff e Doug têm mantido a tradição de vestir os coletes que os fãs jogam no palco — e em Porto Alegre não foi diferente. Após usá-los por algumas músicas, Biff ainda os autografou e devolveu aos donos, uma atitude humilde que reforça o carinho do público pela banda.

O som esteve impecável durante toda a apresentação — poucas vezes o áudio no Bar Opinião soou tão limpo e equilibrado. E a performance da banda foi contagiante: mesmo com mais de 70 anos, Biff e o baterista Nigel esbanjaram energia do início ao fim. Vida longa ao Saxon!

Urdza:
Wrath Of God
Sign in Blood
A War With Myself
Living In Fear
Dawn Predator
Rising From The Fire

Burning Witches:
Unleash the Beast
Dance With the Devil
Maiden of Steel
Nine Worlds
Wings of Steel
Hexenhammer
The Spell of the Skull
The Dark Tower
Lucid Nightmare
Burning Witches

Saxon:
The Prophecy (introdução)
Hell, Fire and Damnation
Power and the Glory
Backs to the Wall
Madame Guillotine
Heavy Metal Thunder
Dallas 1 PM
Strong Arm of the Law
1066
The Eagle Has Landed
-Wheels of Steel (álbum na íntegra):
Motorcycle Man
Stand Up and Be Counted
747 (Strangers in the Night)
Wheels of Steel
Freeway Mad
See the Light Shining
Street Fighting Gang
Suzie Hold On
Machine Gun
-Bis:
Crusader
Denim and Leather
And the Bands Played On
Princess of the Night

 
Categoria/Category: Resenha de Eventos · Resenha de Shows
Tags:
Notícia mais recente: «
Notícia mais antiga:

TOP