Com lançamento previsto para os próximos meses, o documentário será disponibilizado no YouTube e contará com exibições especiais.
Nas margens do Rio Paranhana, entre montanhas e pequenas cidades do Rio Grande do Sul, distantes cerca de 80 km de Porto Alegre, um movimento musical floresceu com a força de um grito de resistência. O documentário “As Pedras do Rio Ligeiro – A História do Rock no Vale do Paranhana”, dirigido por Rodrigo Viegas, resgata a história de uma cena roqueira que marcou os anos 80 e 90, uma época em que as correntezas do Rio Paranhana traziam o som rebelde das guitarras através das cidades. O nome do documentário deriva do próprio significado do nome do rio: “Paranhana” vem do guarani e significa “rio que corre ligeiro”, através da junção de pará (“mar”) e nhana (“correr”). Com lançamento previsto para os próximos meses, o projeto está sendo realizado através da Lei Paulo Gustavo, com apoio da Prefeitura de Taquara.
De acordo com Viegas, “A ideia de se fazer um documentário começou em Três Coroas. Tanto que a primeira ideia era de se fazer somente sobre as bandas de Três Coroas. Isso aconteceu por volta de 2010. A ideia ganhou novos horizontes com a chegada de novos parceiros, no caso, Aguiovani Oliveira e Aline Letícia Machado, na época proprietários do Tio Remi Rock Bar, que sugeriram expandir para as demais cidades da região”. Entre idas e vindas, essa equipe iniciou as entrevistas em 2011. Já com outra equipe, as entrevistas foram encerradas em 2014, as últimas realizadas inclusive fora do RS. “Foi tudo com recursos próprios, chegamos a divulgar o projeto na época, mas as constantes paradas do ao longo dos anos acabaram transformando o documentário numa espécie de lenda urbana”, explica o diretor.
Em 2016, Viegas passou a ser um dos sócios da Tai Creative MKT e Entretenimento, onde ajudou a criar a Tai Editora e a Tai Filmes, além de levar o projeto de conclusão do documentário para a nova empresa. Após anos de tentativas em editais culturais, em 2024, na cidade de Taquara, o documentário finalmente foi contemplado.
Assista ao trailer:
Desta forma, por meio de entrevistas, imagens de arquivo e documentos históricos, o documentário focou em traçar uma linha temporal que deu origem a bandas icônicas e consolidou o Vale do Paranhana como um cenário musical singular. O filme capta a energia e a paixão dos músicos que surgiram na época e criaram toda uma nova tendência musical em uma região até então tomada pelas tradicionais bandas de bailão e o nativismo. “Queríamos mostrar que o rock não é apenas um estilo musical, mas uma forma de expressão que transcende barreiras. No Vale do Paranhana, ele foi a voz de uma geração que queria ser ouvida”, explica Rodrigo Viegas, que assina também o roteiro e a edição.
Dentre as bandas entrevistadas, estão nomes icônicos da região, como Çalhere, Althar, Silêncio Oculto, Túlipa (foto abaixo), Alerta Geral (foto acima), Megalon, Os Exterminadores, Cristal Cético, Antisocial, Drelos e muitas outras. Além de resgatar memórias destas bandas e de festivais memoráveis, a produção recria o espírito de uma época marcada por dificuldades e conquistas. A energia dos protagonistas é capturada em detalhes, revelando como o Rock se tornou uma força coletiva de transformação cultural. “Como alguém que era um adolescente nos anos 90, foi fascinante descobrir as origens daquilo que eu estava vivendo na época. O rock, mesmo em uma região pacata e isolada, conseguiu ser tão importante e, de certa forma, revolucionário. Esse documentário é uma homenagem a todos que ousaram acreditar nesse sonho”, completa Viegas.
O filme ainda traz na equipe Taína Lauck como atual diretora de produção, Aline Gaia como Assistente de produção em SP e Muriel Paraboni, na operação de câmeras das últimas entrevistas, além das participações de Aguiovani Oliveira e Alessandro Marques no Som direto das entrevistas, direção de fotografia de Aline Letícia Machado e direção de arte de Rodrigo Viegas e Jonas Ferrari, oferecendo uma experiência visual que transporta o espectador para o auge da cena roqueira do Vale. “As Pedras do Rio Ligeiro – A História do Rock no Vale do Paranhana” é mais do que um relato histórico; é um tributo ao poder do Rock como símbolo de resistência e expressão.
Ficha técnica:
Roteiro, direção e edição: Rodrigo Viegas
Direção de produção: Taína Lauck
Assistentes de produção: Aline Letícia Machado e Aline Gaia
Operadores de câmera: Aguiovani Oliveira, Muriel Paraboni, Jair Cruz e Aline Letícia Machado
Som direto: Aguiovani Oliveira e Alessandro Marques
Direção de Fotografia: Aline Letícia Machado
Direção de arte: Rodrigo Viegas e Jonas Ferrari
Produção Executiva: Taína Lauck e Rodrigo Viegas
Realização:
Ministério da Cultura – Lei Paulo Gustavo
Apoio:
Prefeitura Municipal de Taquara
Produção:
Tai Filmes
Créditos das fotos: Divulgação/Tai Filmes
Contatos:
E-mail: contato@taicreative.com.br
YouTube: https://www.youtube.com/@TaiEditoraTV
Facebook: https://www.facebook.com/AsPedrasDoRioLigeiro
Instagram: https://www.instagram.com/taicreative
Assessoria de Imprensa: www.wargodspress.com.br
Maicon Leite atua como Assessor de Imprensa com a Wargods Press e é co-autor do livro Tá no Sangue!, e claro, editor do Arena Heavy!
Tags: As Pedras do Rio Ligeiro – A História do Rock no Vale do Paranhana
Notícia mais antiga: