TROPA DE SHOCK: O FIM DO MUNDO SOB A ÓTICA DO HEAVY METAL TRADICIONAL
Postado em 10/09/2025


– Don, muito obrigado por atender a nossa equipe de redação da Arena Heavy. Tudo bem? Como estão as coisas?

TS – Olá pessoal do Arena Heavy, antes de nada muito obrigado pelo espaço cedido para nós, bom estamos muito bem afinal estamos lançando nosso 12° álbum de estúdio o “Four Seasons of Darkness”, é para estar feliz né.

– Como tem sido a recepção de “Four Seasons of Darkness”? Fãs e imprensa têm recebido ele bem?

TS – O álbum saiu dia 4 de Julho, pela MS Metal records (gravadora que que fazemos parte há 18 anos). Estamos sim sendo bem recebidos por todos (nacional e internacionalmente).

– Vocês estão se apresentando para promover o material? Como tem sido esses shows?

TS – Estão funcionando muito bem ao vivo, está causando uma receptividade bem positiva nos velhos e novos fãs.

– Nos shows ao vivo, você já consegue identificar quais músicas tem mais apelo do público? Caso consiga, a que você acha que se deve essa resposta positiva?

TS – Bom a “Hellfire on Earth” tem causado uma boa pegada, aí vêm a “Sea of Sorrows” melancólica, a agitada “Vírus of Fall”, a pensativa “Lázarus – The Final Code”, no geral para cada público as escolhas tem sido diversificadas, e para nós a “Vírus” tem se mostrado mais forte. Vamos ver adiante como ficará o rank.

– Como a banda funciona na hora de compor? Vocês são mais metódicos ou preferem uma boa jam session em estúdio?

TS – Quando nos reunimos no estúdio nós optamos primeiro em escutar as ideias de cada um (melodia de voz, ou um riff de guitarra, ou um groove de batera e baixo). A partir dai criar e experimentar novas harmonias com uma sonoridade mais livre, feito isso criamos o conceito do álbum e por final as melodias e letras, buscando elementos diferentes para a composição,por exemplo: a forma de composição, afinação, linhas melódicas nas mais diversas texturas.O que ajuda muito no processo gravação, pois já se temos uma caminho a seguir. O legal de estar numa banda, é isso, de uma pequena ideia pode surgir uma grande música. Respondendo sua pergunta: nada como uma boa jam session pra criar.

– A arte da capa é simplesmente linda! Como vocês chegaram até o conceito dela e o que ela representa para o material como um todo?

TS – Dentro do meu conceito, eu queria criar uma arte onde fosse possível visualmente passar uma sensação de solidão e terror ao mesmo tempo, onde Lázarus (um ser Sintético), com todas as informações fornecidas (dentro de seu banco de dados )pelos humanos,se desloca nas profundezas da mente de Gaia, para tentar a redenção para humanidade,os crânios representam os humanos culpados de destruir o planeta, e os pedaços de máquinas a nossa tecnologia usada “erroneamente”, num ambiente hostil, sombrio e apocalíptico, criando um paralelo com a obra literária  “Inferno de Dante” moderno mental.

– Estou ávido por mais material vindo de vocês! Existem planos para um novo lançamento ainda neste ano?

TS – Estamos ainda em processo de divulgação do “Four Seasons of Darkness”, mas temos algumas canções, riffs, melodias e ideias que não entraram neste álbum (ou teria de ser um álbum duplo), mas que com certeza podem ser parte de um novo trabalho, contando com as novas influências de Gabriel Giácomo (guitarrista), Edy Xavier (baixista).

– Presumo que a banda também queira buscar o mercado sul-americano! Já existem planos e estratégias para chegarem por lá?

TS – Sim é claro que almejamos fazer o novo álbum ficar conhecido nesse mercado.Tudo está nas mãos de nossa gravadora no Brasil a “MS Metal Records”, com a ideia de primeiro fazer uma divulgação massiva do material digital, e através dessa divulgação ir abrindo caminhos  para novos shows aqui na América do Sul.

– Ainda temos bastante tempo até fechar o ano, então, o que os fãs podem esperar como novidades vindas do grupo?

TS – Lançamento do material físico, e o lançamento de um HQ que mostrará o conceito do álbum em forma de estória, e mais 2 ou 3 videoclipes do álbum atual.Esperamos que tudo corra bem nesse período.

– Agora é com você, meu amigo! Aqui é o espaço das considerações finais…

TS – Nós Don, Kelson Lee, Gabriel Giácomo, Edy Xavier e Márcio Minetto agradecemos  a vocês do Arena Heavy pelo espaço cedido, agradecer o suporte de nossa gravadora, nossos fãs e os novos que virão, ao redor do mundo, não esqueçam de vir conhecer nosso trabalho em nossas redes sociais.

E o mais importante, não esqueçam de cuidar com mais carinho de “Gaia”

Up the Tropas…

 
Categoria/Category: Entrevistas

TOP