Sodom manteve o legado com o álbum “In War and Pieces”
Postado em 14/12/2024


Tido como uma verdadeira instituição do Thrash Metal alemão, o Sodom dispensa comentários, e com “In War and Pieces”, lançado em 2010, manteve seu legado com força total. Ainda que muitos fãs critiquem a adição de mais melodia em sua sonoridade, o então trio formado por Tom “Angelripper” (baixo/vocal), Bernemann (guitarra) e Bobby (bateria) iniciou a década passada com este inspirado “In War and Pieces”, que possui onze músicas. Mesmo recebendo esta dose a mais de melodia, influência direta do Heavy Metal clássico praticado nos anos 80, isso não altera em nada a qualidade e a agressão de outrora.

O lado Punk/HC, presente em grande parte do material noventista, foi praticamente deixado de lado, e talvez isso tenha deixado os fãs um pouco ressabiados, sentindo falta daquela linha mais direta e, por que não, descompromissada. A faixa-título, que abre o disco, já mostra a faceta mais melódica, incluindo aí uma pequena dose de harmonias orientais, iniciando com velocidade moderada para cair num Thrash Metal rápido e eficaz. Um excelente começo!

De cara, nota-se a preocupação com a gravação, a cargo do experiente Waldemar Sorychta, soando pesada e nítida, muitas vezes evidenciando o trabalho de Tom no baixo, consistente e marcante, além da grande variação de seus vocais. Se dependesse de apenas uma música para definir o álbum como um todo, “Hellfire” seria essa opção, mostrando versatilidade e um peso absurdo, acompanhada de velocidade na medida certa.

“Through Toxic Veins” tem vários elementos diferentes, destacando o serviço das seis cordas prestado por Bernemann, em momento inspirado, criando linhas de impacto, até mesmo em meio à porradaria total. Os solos são de arrepiar! Impossível comentar todas as faixas, mas não deixe de ouvir “God Bless You”, um dos destaques do álbum.

De quebra, no lançamento brasileiro, há um segundo CD, contendo músicas gravadas no Wacken Open Air de 2007, como “Sodomy and Lust”, “The Saw is the Law” e “Outbreak of Evil”, para alegria dos fãs “die hard”.

Um lançamento à altura da carreira imortal do Sodom. Ouça e comprove!

 
Categoria/Category: Destaque · Resenha de Discos
Tags:

TOP