PATRICK MAMELI, do PESTILENCE, defende o uso de inteligência artificial para criar capas de álbuns
Postado em 01/01/2025


O guitarrista/vocalista Patrizio “Patrick” Mameli, da banda holandesa de death metal progressivo PESTILENCE, defendeu o uso de inteligência artificial (I.A.) para criar capas de álbuns de heavy metal. Segundo ele, essa tecnologia proporciona aos artistas peças únicas e marcantes que podem combinar com sua música, além de serem acessíveis e práticas.

No dia 29 de dezembro, Mameli publicou na página oficial do PESTILENCE no Facebook: “Preciso desabafar sobre algo. Essa constante conversa fiada sobre bandas de metal usarem capas de álbuns criadas com I.A. está cada vez mais frequente. Existem alguns motivos para isso. Primeiro, orçamentos enormes para pinturas reais são coisa do passado. Segundo, a ideia de ter corpos mutilados, zumbis e gore extremo também ficou no passado para o PESTILENCE”.

“Quando você quer sobreviver na indústria atual, precisa se adaptar, e o PESTILENCE sempre foi conhecido por olhar para frente e nunca recair em velhos hábitos, não apenas no estilo musical, mas em cada novo lançamento, com uma abordagem nova. Quando lançamos [o álbum de melhores regravações] ‘Levels Of Perception’, ele foi pensado para revisitar o estilo de gravação das demos, algo pedido por muitos fãs, mas eles mesmos não gostaram da produção que pediram. Com [o próximo álbum do PESTILENCE] ‘Portals’, seguiremos, mais uma vez, nosso próprio caminho, e vocês poderão realmente curtir. Como exemplo, este ‘desenho’ foi considerado incrível no meu perfil pessoal do Facebook. Isso também foi feito com I.A., e é uma peça de arte incrível. Não é a capa do álbum, aliás!”.

“E agora a verdadeira pergunta: você deixaria de comprar um álbum com uma produção matadora e músicas incríveis só porque a capa foi feita com I.A.? Nesse caso, você não está ouvindo nossas composições, que são totalmente feitas à mão, mas sim se preocupando com os últimos 40 anos em que você viveu”.

“Comece a abraçar o futuro da música, que é o PESTILENCE.”

‘Levels Of Perception’ foi lançado em abril pela Agonia Records. O LP apresenta doze faixas que abrangem os 38 anos de carreira do PESTILENCE.

Formado nos Países Baixos em 1986, o PESTILENCE é considerado um fenômeno do death metal progressivo, sendo classificado no mesmo nível de inovação que bandas como DEATH, CYNIC e ATHEIST. O grupo é liderado pelo fundador, guitarrista e mentor Mameli, que tem sido o elo constante da banda, mesmo durante duas separações e reuniões. Tanto uma reinvenção quanto uma confirmação de tudo o que a banda representa desde 1986, o PESTILENCE está mais do que nunca rompendo barreiras e explorando os confins do metal extremo com ‘Exitivm’ (2021) — o álbum mais recente da banda, que entrou em várias paradas da Billboard. Em 2023, a banda remasterizou e relançou seu catálogo clássico e anunciou ‘Portals’ como título de seu próximo álbum de estúdio, atualmente em produção.

 
Categoria/Category: Destaque · Notícias
Tags:

TOP