Edu Falaschi: 20 anos de Temple Of Shadows em Porto Alegre
Postado em 08/08/2025


Edu Falaschi: 20 anos de Temple Of Shadows em Porto Alegre

Produção: Live Stage

Na sexta-feira, 11 de julho de 2025, o Teatro da AMRIGS, em Porto Alegre, recebeu a turnê de comemoração dos 20 anos do álbum “Temple Of Shadows” (Angra) com Edu Falaschi, contando ainda com a participação das bandas Auro Control e Noturnall.

Abrindo a noite, pudemos conferir a performance da banda Auro Control, que vem acompanhando o Edu durante essa turnê. Formada em 2021 na Bahia, o grupo segue arrancando elogios com o álbum de estreia “The Harp” (produzido por Thiago Bianchi do Noturnall) lançado no ano passado e que conta com as participações do cantor Jeff Scott Soto (Art of Anarchy, entre outros) e do baterista Aquiles Priester (W.A.S.P., ex-Angra, entre outros).

Um show intenso e direto, abrindo com “Not Alone” para criar conexão imediata com o público e emendando na energia explosiva de “Feel the Fire”. “Rise of the Phoenix” trouxe clima épico e riffs marcantes, enquanto “The Harp” ofereceu um momento mais atmosférico antes do encerramento vibrante com “Head Up High”, aquecendo o público de forma certeira.

Também acompanhando o Edu em todas as datas, o Noturnall sobe ao palco com seu novo guitarrista Guilherme Torres, e claro Thiago Bianchi (vocalista e fundador), Saulo “Xakol” (baixo) e Henrique Pucci (bateria), que seguem divulgando o seu último trabalho “Cosmic Redemption” (2023).

Faixas como “Try Harder” e “No Turn at All” evidenciaram o peso característico da banda, seguidas pela energia de “Reset the Game” e “Sugar Pill”, esta última relembrada por Thiago como a música que, no Rock in Rio de 2015, contou com a participação especial de Michael Kiske, vocalista do Helloween

Um dos momentos mais marcantes veio com “Shadows (Walking Through)”, interpretada de forma intimista por Thiago e acompanhada por Guilherme no violão, criando uma atmosfera única. Outro destaque foi o cover de “O Tempo Não Para”, eternizado por Cazuza e que a banda já registrou em videoclipe ao lado do icônico Ney Matogrosso, arrancando coro do público. O set seguiu com a sombria “Shallow Grave” e fechou no ápice com a explosiva “Scream! For!! Me!!!”, consolidando uma performance intensa e memorável.

Em Porto Alegre, Edu Falaschi subiu ao palco acompanhado por uma formação de peso: Victor Franco (que assumiu uma das guitarras no lugar de Roberto Barros) e Diogo Mafra (Almah) nas seis cordas, Raphael Dafras (Almah) no baixo, Jean Gardinalli (Eigenflame) na bateria e Fábio Laguna (Hangar, ex-Angra) nos teclados.

O show revisitou na íntegra o clássico “Temple of Shadows”, lançado originalmente em 2004 pelo Angra e que, no ano passado, ganhou o registro em DVD “Temple of Shadows in Concert”, gravado em 2019 em São Paulo para celebrar os 15 anos desse marco do metal nacional. Apesar de, infelizmente, Porto Alegre não ter recebido a grandiosidade da orquestra presente em outras cidades da turnê, a banda compensou com energia e entrega de sobra, elevando cada faixa com arranjos precisos e presença de palco arrebatadora.

Canções como “Spread Your Fire”, “Angels and Demons”, “Wishing Well” e “Late Redemption” fizeram o público cantar do início ao fim, reforçando a genialidade e a nostalgia desse álbum clássico do heavy metal brasileiro.

Um dos destaques da noite foi a escolha de vocalistas locais para participações especiais. Ozyrys Sheratan incendiou em “The Temple of Hate” (no lugar de Kai Hansen do Gamma Ray e Helloween) ao lado de Edu; Luana Cruz (O Cara do Metal e criadora de conteúdo) emocionou com uma interpretação intensa de “No Pain for the Dead” (cantada por Sabine Edelsbacher do Edenbridge); e Henriqui Martins (Winterfall) trouxe força extra à épica “Winds of Destination” (cantada por Hansi Kürsch do Blind Guardian).

Para fechar com chave de ouro, vieram os clássicos da época de Edu no Angra: “Bleeding Heart”, “Rebirth”, “Nova Era” e até “Pegasus Fantasy”, unindo metal e a nostalgia do anime Os Cavaleiros do Zodíaco em um final divertido. Foi uma noite em que, mesmo sem orquestra, o metal falou alto e provou por que essa obra continua viva e essencial.

Setlist (Auro Control):
Not Alone
Feel the Fire
Rise of the Phoenix
The Harp
Head Up High

Setlist (Noturnall):
Try Harder
No Turn at All
Reset the Game
Sugar Pill
Shadows (Walking Through)
Shallow Grave
O Tempo Não Para (Cazuza)
Scream! For!! Me!!!

Setlist (Edu Falaschi):
Deus le volt!
Spread Your Fire
Angels and Demons
Waiting Silence
Wishing Well
The Temple of Hate
The Shadow Hunter
No Pain for the Dead
Winds of Destination
Sprouts of Time
Morning Star
Late Redemption
Bleeding Heart
Pegasus Fantasy
Rebirth
Nova Era
Gate XIII

 

TOP