Tankard e o Thrash etílico de sempre: “Vol(l)ume 14” é diversão garantida
Postado em 16/01/2025


Quando se fala em Thrash Metal alemão, é impossível não mencionar o famoso trio composto por Sodom, Kreator e Destruction. Porém, correndo pelas beiradas – e sem nunca mudar sua essência sonora – está o Tankard, uma banda fiel ao estilo que a consagrou. Com “Vol(l)ume 14”, lançado em 2010, “Gerre (vocal), Andy (guitarra), Frank (baixo) e Olaf (bateria) nos brindam com mais um convite irresistível a uma rodada de cerveja em meio ao mosh pit.

Na época de seu lançamento, a principal diferença em relação aos álbuns anteriores não estava no aspecto musical, mas na transformação física de Gerre, que, por motivos de saúde, perdeu uma quantidade significativa de peso. Essa mudança, embora compreensível, causou estranheza nos shows ao vivo, já que sua barriga avantajada se tornou uma espécie de “marca registrada” do grupo. No vídeo clipe de “Rules For Fools” podemos ver muito bem esta transformação.

“Vol(l)ume 14” é o 14º álbum de estúdio dos alemães, seguindo a tradição de lançar materiais inéditos a cada dois anos. É justo afirmar que esse trabalho encerrou uma década muito favorável para a banda, iniciada com o excelente “Kings of Beer” (2000). Entre as dez faixas do disco, é praticamente um sacrilégio não destacar “Brain Piercing Öf Death”, “Somewhere In Nowhere” e “Weekend Warriors” como verdadeiros torpedos sonoros. Essas músicas são repletas de riffs e solos inspirados, uma cozinha “na cara” e, claro, o vocal inconfundível de Gerre.

O bom humor e as temáticas etílicas, marcas registradas do Tankard, oferecem um diferencial à banda. Isso fica evidente no videoclipe de “Rules For Fools”, que prima pela simplicidade, mas se destaca com sobras em meio a tanto material “plástico” e sem vida que existe por aí. Preste atenção no clipe, pois há várias citações a álbuns clássicos do Metal mundial e a músicas da própria banda.

Poucas bandas podem fazer o que o Tankard faz e continuar sendo relevantes. Por isso, trate de ouvir “Vol(l)ume 14”, de preferência com a cerveja já no ponto, pois a diversão é garantida.

 
Categoria/Category: Destaque · Resenha de Discos
Tags:

TOP