Por Rafael Dantas
Nota: 08.5/10.0
E foi com o álbum “Relentless” de 2022 que eu conheci a prolífica carreira deste músico, que atende pelo nome de RICKY DE CAMARGO. Na ocasião, estava querendo expandir os meus horizontes musicais, saindo um pouco da mesmice, e foi com o trabalho desse cara que eu pude encontrar o que eu tanto buscava. Com um tino exemplar para a composição de melodias marcantes, Ricky volta ao protagonismo da cena instrumental, inovando e, principalmente, elevando a sua proposta artística para um patamar bem alto.
A produção foi novamente conduzida pelo cara e, preciso admitir, que ele se sai muito bem ainda que eu não substitua a condução e supervisão de um bom produtor externo. O som é mais encorpado em “Beast Mode”, seu novo registro, do que constatado no seu antecessor, talvez pelo atual momento de vida dele. A própria faixa-título já revela que temos grandes surpresas por aqui, com arranjos muito bem fundamentados além, é claro, de riffs que grudam na cabeça com muita facilidade. Outro destaque vai para “Fury of the Planet”, a maior de toda a obra e que certamente vai por a concorrência para trabalhar, caso queira dividir espaço com Mr. Camargo.
A arte da capa traz o músico em um ambiente ficcional, em uma China dos primeiros regimes, talvez para contextualizar uma época que apenas os fortes sobreviviam. Vou ter oportunidade de conversar com ele, então, poderei tirar a limpo essa e outras histórias de bastidores. “Supernova” é outra faixa que merece a nossa atenção, por possuir uma estrutura mais simplificada e que pode vir a ser a mais comercial do disco. Não por acaso, ela se tornou uma das minhas prediletas e, creio eu, nos shows dessa sua nova fase, poderá vir a se tornar obrigatória no repertório! Excelente, ouçam e me cobrem depois!
Com este novo capítulo na sua trajetória, RICKY DE CAMARGO não está brincando em serviço, quando o assunto é elevar o patamar de complexidade e bom gosto, no âmbito da guitarra brasileira. “Beast Mode” não é um álbum que você vai digerir em uma ou duas simples audições, e isso é muito bom! Caso o leitor, nesta era péssima de playlists, tenha paciência para mergulhar fundo na proposta apresentada aqui, tenderá a se tornar fã de carteirinha!
Notícia mais antiga: Perturbator lança novo single ‘Mors Ultima Ratio’ »