Resenha do EP “Dark is the Season”, do Benediction
Postado em 15/02/2024


Lançado em 13 de outubro de 1992, “Dark is the Season” é o típico EP que vale por um disco completo. São apenas cinco músicas, incluindo o magnífico cover para “Forged in Fire”, dos canadenses do Anvil, única música com a voz do antigo vocalista Mark “Barney” Greenway. Dave Ingram, que já havia assumido os vocais no disco anterior, canta em apenas três músicas, dando destaque para a participação especial de Karl Willetts, do Bolt Thrower em “Jumping At the Shadows”, retirada do álbum anterior, “The Grand Leveller”.

“Dark is the Season” é na verdade uma grande colcha de retalhos, contendo apenas “Foetus Noose” e “Dark is the Season” de músicas inéditas, inclusive a primeira chegou inclusive a ganhar um vídeo clipe, contendo performances (animalescas) ao vivo. Já o cover do Anvil ficou muito interessante, como assegura o próprio criador da música, em depoimento a este que vos escreve: “A versão do Benediction é ainda mais lenta e a voz é tão pesada como o próprio Satanás cantando. Eu prefiro o original, mas isso não quer dizer que a versão do Benediction soa má ou pior, pois eu amei!”, disse Lips, guitarrista e vocalista da lenda chamada Anvil.

A faixa-título tem um pique mais lento, praticamente Doom, com excelentes arranjos, inclusive acústicos e é inspirada no filme “Blue Velvet”, dirigido por David Lynch e lançado em 1986. O filme se passa na pequena cidade fictícia de Lumberton, onde o protagonista Jeffrey Beaumont, interpretado por Kyle MacLachlan, descobre uma orelha humana cortada em um campo. Isso o leva a uma jornada perturbadora e labiríntica que envolve segredos sombrios, perversões e mistérios enterrados sob a superfície tranquila da cidade. “Blue Velvet” é uma exploração profunda dos subterrâneos do inconsciente humano e dos aspectos mais sombrios da sociedade. Lynch usa simbolismo poderoso e imagens vívidas para criar uma atmosfera de sonho distorcido e pesadelo, onde nada é o que parece ser. A dualidade entre o idílico e o grotesco é uma constante ao longo do filme, onde belas paisagens suburbanas se misturam com a decadência moral e a violência latente. Quer algo mais Benediction que isso?

“Jumping At the Shadows” tem aquela levada matadora no começo e depois cai na porradaria. A regravação de “Experimental Stage” fecha o trabalho, numa versão ainda mais mortal daquela encontrada no debut “Subconscious Terror”. 

Após o lançamento do EP, a banda saiu em turnê pela Europa com as bandas Asphyx e Bolt Thrower, para em seguida começar a trabalhar em seu novo e clássico álbum, “Transcend the Rubicon”, considerado por grande parte dos fãs como seu melhor trabalho. Embora “Dark Is the Season” seja um EP relativamente curto, ele exemplifica perfeitamente o som característico da banda e sua habilidade de criar uma atmosfera sombria e intensa através de sua música. Este lançamento ajudou a solidificar a posição do Benediction como uma das bandas mais influentes e respeitadas no cenário do Death Metal e a consolidar o vocalista Dave Ingram como parte essencial desta instituição do Metal britânico.

Assista ao vídeo de “Foetus Noose”:

Ouça o EP no Spotify:

 

 
Categoria/Category: Destaque · Resenha de Discos
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