Pioneiro da música eletrônica movida por atmosferas sombrias e intensas, PERTURBATOR – codinome de James Kent, músico parisiense – lançou “Mors Ultima Ratio”, o quarto single do seu novo álbum Age of Aquarius, que será lançado no dia 10 de outubro pela Nuclear Blast Records. A faixa instrumental sofisticada e implacável é uma obra que evoca toda a adrenalina de uma batalha épica contra o chefe final em um videogame – algo que parece apropriado, considerando o reconhecimento de Kent por sua trilha sonora para o cultuado Hotline Miami, destacada na edição de outubro da Decibel Magazine.
A música começa com uma introdução densa e cautelosa, criando uma atmosfera tensa que se transforma, aos poucos, em um crescendo impressionante de sintetizadores. “Essa faixa foi inspirada no industrial e no black metal. O título ‘Mors Ultima Ratio’ pode ser traduzido como ‘A morte é o ajuste de contas final’,” explica Kent.
O single sucede lançamentos anteriores como “The Swimming Pool”, “Apocalypse Now” (com vocais do lendário Kristoffer Rygg, da banda Ulver) e “The Art of War”, que recebeu elogios de lugares como Brooklyn Vegan, Metal Injection, Exclaim!, Metal Sucks, The PRP, New Noise, MXDWN e outros portais de música especializada.
Ainda neste ano, PERTURBATOR embarcará em uma extensa turnê como headliner pelo Reino Unido e Europa – tocando em suas maiores venues até hoje –, incluindo o O2 Forum Kentish Town, em Londres, e duas noites no icônico La Bataclan, em Paris. Confira o cronograma completo da turnê abaixo e adquira seus ingressos aqui. O álbum Age of Aquarius já está disponível para pré-venda neste link.
Uma jornada sombria e grandiosa: Age of Aquarius
Na obra Age of Aquarius, PERTURBATOR apresenta uma evolução marcante no seu som, agregando uma energia mais pulsante e elaborada ao seu típico estilo melancólico e atmosférico. Segundo o artista, este é seu trabalho mais confiante e tematicamente apurado até hoje. Enquanto seu álbum anterior, Lustful Sacraments (2021), explorava temas como vícios e hábitos destrutivos, o novo disco – masterizado por Jaime Gomez Arellano (que já trabalhou com Ghost e Opeth) e com participações de Alcest, Author & Punisher e Greta Link – aborda a interconexão entre individualismo, conflito e guerra. Poderoso e sublime, Age of Aquarius traduz musicalmente um grito existencial em meio ao caos da humanidade.
Kent comenta que títulos de faixas sugestivos são fundamentais, já que a maioria de suas composições é instrumental. “Penso em cada álbum como um filme. Cada faixa é como uma cena dentro dessa grande narrativa,” explica.
Certamente, uma das cenas mais brutais deste “filme” é “The Art of War”, uma das músicas mais impactantes e ferozes de sua carreira. A produção vívida e intensa reflete os dois anos e meio de trabalho minucioso que Kent dedicou à gravação, produção, performance e mixagem – a única colaboração externa sendo os vocais e letras convidados. Para Kent, a faixa capta o som de ir à guerra, funcionando quase como uma síntese das ideias do disco. “É mais sobre a guerra como um conceito do que sobre eventos concretos,” analisa.
Essa abordagem única da música eletrônica de Kent – uma fusão de post-punk, gótico e techno, também conhecida como EBM (Electronic Body Music) – tem conquistado admiradores de gêneros como new wave, industrial e metal. Entre os artistas que compartilham dessa afinidade estão seus recentes colaboradores e companheiros de turnê, como a banda HEALTH.
Enquanto lidamos com os conflitos recorrentes – seja entre indivíduos ou internamente como espécie –, Age of Aquarius oferece a trilha sonora perfeita para esse embate eterno.
PRÉ-VENDA / PRÉ-SALVE AGE OF AQUARIUS:
https://perturbator.bfan.link/
OUÇA ‘MORS ULTIMA RATIO’:
https://perturbator.bfan.link/
Maicon Leite atua como Assessor de Imprensa com a Wargods Press e é co-autor do livro Tá no Sangue!, e claro, editor do Arena Heavy!
Notícia mais antiga: Nailed to Obscurity lança videoclipe para “Glass Bleeding” e novo álbum “Generation Of The Void” »