Paulo Baron exibe guitarras raras marcadas por encontros com lendas em vídeos nas redes sociais
Postado em 12/01/2026


Líder da Top Link Music compartilha histórias de instrumentos ligados a Slash e Michael Schenker e assinados por nomes como Jimmy Page, Carlos Santana e Gary Moore.

Paulo Baron, líder da Top Link Music e um dos principais produtores do rock e do heavy metal no Brasil, vem compartilhando em vídeos nas redes sociais parte do acervo que reuniu ao longo de 36 anos de carreira. Entre itens de coleção e instrumentos carregados de memória, ele apresenta guitarras que funcionam como registros de bastidores, reunindo marcas físicas, dedicatórias e assinaturas de artistas que ajudaram a definir a história do rock. “Instrumentos que eu tenho e as coisas que eu coleciono. Eu tenho muita coisa de coleção aí que eu fui ganhando no percurso desses 36 anos trabalhando na música”, conta. “Mas essas guitarras têm um simbolismo muito especial pra mim.”

Um dos relatos mais surpreendentes envolve uma Epiphone ligada a Slash e ao Freddie Mercury Tribute Concert, realizado em 1992, no Estádio de Wembley, em Londres. Na época, Paulo tinha 22 anos, morava na Inglaterra e, segundo ele, conseguiu credencial para atuar como roadie, ajudando a equipe de Slash. Durante a passagem de som, foi usada uma Epiphone “só pra testar” e, insatisfeito, o guitarrista teria arremessado o instrumento, que caiu e quebrou. “Era uma Epiphone, uma guitarra que era só pra testar. Ele estava um pouco alterado, vamos chamar assim. Ele não gostou da guitarra, tocou um pouco na passagem de som e falou: ‘Essa guitarra é uma merda’ e jogou a guitarra”, relembra Baron.

Em vez de restaurar totalmente, ele preservou a “cicatriz” do episódio, mantendo a costura feita com cabos. Depois, pediu para ficar com a guitarra e afirma que, no dia seguinte, ao contar a história para Slash no hotel, ganhou uma dedicatória no próprio instrumento, com desenho e a marcação do ano de 1992. Com o tempo, a peça também recebeu assinaturas de Gary Moore, Carlos Santana e, em um detalhe pequeno quase apagado, Jimmy Page.

Assistahttps://www.instagram.com/p/DTFr363jp2G/

Em outro vídeo, Baron apresentou uma guitarra que descreve como “muito especial” e associada a Michael Schenker. Segundo ele, o instrumento reúne assinaturas de músicos ligados ao Scorpions em diferentes fases e ainda guarda palhetas que foi colecionando ao longo dos anos. “Vou falar sobre essa também, muito especial, que foi do Michael Schenker”, disse. “É uma guitarra muito especial porque ela está assinada por praticamente todos os Scorpions, ou pelo menos por muitos dos que fizeram grandes sucessos.” Entre os nomes citados estão Michael Schenker, Rudolf Schenker, Klaus Meine, Matthias Jabs, Mikkey Dee e James Kottak. “Todos esses estiveram aqui em casa e foram assinando”, completa.

Assistahttps://www.instagram.com/p/DTU5wYDgvMA/

Mais informações no instagram da Top Link Music, @toplinkmusic

 
Categoria/Category: Destaque · Notícias
Tags:

TOP