Em uma nova entrevista com Ghost Cult de Keefy, a vocalista da banda OTEP, Otep Shamaya, falou sobre fazer parte do gênero chamado “nu-metal”, que dominou as ondas do rádio e atingiu o auge por um breve período no final dos anos noventa e início dos anos dois mil. Ela disse (transcrito por BLABBERMOUTH.NET): “A grande coisa sobre o nu-metal não era apenas uma fusão de rap e metal, como RUN-DMC e AEROSMITH; não era só isso. Porque ‘Walk This Way’ foi meio que uma das primeiras, e então ANTHRAX e eu acho que PUBLIC ENEMY fizeram isso nos anos 80. E então KORN foi provavelmente a maior influência nesse mundo no começo, porque eles trouxeram o funk e trouxeram punk e metal e rap e qualquer outra coisa que o Jonathan [Davis] estava fazendo no microfone, o que é incrível, cantando. Temos o DEFTONES, que no começo eram considerados emo, principalmente por causa dos gritos do Chino [Moreno]. Mas o DEFTONES tem um DJ, e poucas pessoas sabem disso, mas é porque eles trouxeram isso.”
Ela continuou: “Não havia tabu nesse período de tempo, o que foi realmente ótimo, durante a formação do nu-metal. Era sobre ‘Quais são suas influências?’ e ‘Traga-as para dentro.’ E sempre que estávamos escrevendo o primeiro álbum, meu baterista Mark Bistany, ele conseguia tocar qualquer coisa – o cara conseguia tocar jazz e ainda consegue; ele está com alguns problemas de saúde agora, mas ainda consegue tocar. Mas ele se sentaria, começaria a tocar uma batida, começaria a tocar hip-hop ou tocaria uma batida de metal ou tocaria o que quer que seja, e se eu estivesse na sala e isso me inspirasse, eu começaria a cantar, fazer rap, gritar sobre isso, qualquer coisa, e então o baixista entraria, o guitarrista entraria e nunca houve… As únicas regras eram que não havia regras; apenas traga o que te inspira. E assim, nosso baixista na época se inspirou em MESHUGGAH e HATEBREED e
todas essas bandas gostavam disso, e ele estava trazendo essas influências, o guitarrista se inspirava em praticamente tudo; ele podia tocar blues, rock, metal, qualquer coisa. E ele já tinha tocado em alguns discos de hip-hop no passado, assim como o baterista [Mark]; ele tinha tocado em algumas batidas para produtores de hip-hop. Então estávamos fazendo o que quiséssemos, e não havia nada proibido, e foi isso que tornou tudo tão libertador. O próprio gênero começou a se canibalizar e se tornou sufocante de muitas maneiras. E algumas boas músicas surgiram disso; não estou negando isso. Mas então eles começaram a negar o que fizemos como algo autêntico ou genuíno. E eu nunca me afastei disso – nunca abandonei a alcunha, e ainda não o fiz. Isso me deu uma carreira de mais de 20 anos nesse negócio e nove álbuns. ”
O nu metal prosperou durante a década notável de 1994 a 2004, quando as paradas, revistas, rádio e TV mainstream foram dominadas por uma série de artistas diversificados tocando seus próprios estilos de hard rock, hip-hop e heavy metal.
Essencialmente uma fusão de rap e rock alternativo (possivelmente nascida do RAGE AGAINST THE MACHINE), o nu metal inexplicavelmente dominou as ondas do rádio por um curto período, com Gregory Heaney do AllMusic descrevendo o gênero como “uma das tentativas mais lamentáveis do metal de entrar no mainstream”. Ao longo do caminho, várias bandas associadas ao nu metal, incluindo KORN, DEFTONES e SLIPKNOT, adotaram uma postura um tanto defensiva em relação a serem rotuladas como tal. Mesmo os grupos nu metal menos apologéticos acabaram mudando seu som, efetivamente renegando o gênero que eles ajudaram a pioneirar.
OTEP lançou um novo álbum de estúdio, “The God Slayer”, em 15 de setembro via Cleopatra. O sucessor de “Kult 45” de 2018 apresenta uma mistura de faixas originais inspiradas, bem como versões transformadoras de sucessos nas paradas de uma variedade de influências, incluindo pop, rap e grunge, de artistas como Eminem, Billie Eilish, SLIPKNOT, Lil Peep e Olivia Rodrigo.
Fonte: BLABBERMOUTH.NET. (2023). OTEP SHAMAYA On Nu Metal: ‘There Was No Taboo In That Time Period, Which Was Really Great’. BLABBERMOUTH.NET. https://blabbermouth.net/news/otep-on-nu-metal-there-was-no-taboo-in-that-time-period-which-was-really-great
Entusiasta por tecnologia, empreendedor por natureza, aprendiz e professor. Headbanger, fundador do Portal Arena Heavy e vocalista da banda Phornax.