OSCAR DRONJAK explica por que o HAMMERFALL nunca teve interesse no Eurovision Song Contest
Postado em 07/01/2025


Em uma nova entrevista à Rassilon Records, o guitarrista do HAMMERFALL, Oscar Dronjak, foi questionado sobre rumores antigos de que sua banda poderia representar a Suécia no Eurovision Song Contest, uma competição anual de canto que reúne mais de 30 países com uma variedade de gêneros e idiomas. Ele disse (transcrição pelo BLABBERMOUTH.NET):

“Isso vem acontecendo há 20 anos — na verdade, há mais de 20 anos. Nos últimos 10 anos, eu diria que não tem sido tão frequente, mas nos anos 2000 havia muitas conversas sobre isso, muito do tipo, ‘Bem, temos essa música perfeita para vocês. Entrem e façam isso.’ Bom, em primeiro lugar, por que diabos iríamos querer fazer isso? Por que iríamos querer nos rebaixar a esse ponto? Porque naquela época — esse era um ponto alto da nossa carreira; ainda estávamos crescendo. Mas também o Eurovision não era muito grande naquela época, não como é agora. Agora é um grande negócio, o que é… você pode ter a opinião que quiser sobre isso.”

“Eu nunca quis fazer isso, mas sempre tivemos uma saída, porque eles nunca quiseram nos deixar escrever nossa própria música,” explicou. “Então sempre dizíamos, ‘Se pudermos escrever a música nós mesmos e apresentar um show do HAMMERFALL, talvez façamos isso.’ E eles sempre diziam, ‘Não, queremos ter esta e aquela pessoa escrevendo a música e as letras,’ seja lá o que for. E então, ‘Ok, esquece. Não vamos fazer isso então.’ Era uma saída fácil para nós, porque eles nunca nos deixavam fazer isso. Hoje em dia é diferente, claro, mas naquela época era muito rígido, muito controlado. Eles queriam ter esse letrista, especialmente, que sempre escrevia para todos os artistas, queriam ele envolvido em tudo, e nós ficávamos, tipo, ‘Nem pensar. Eles não sabem nada sobre o HAMMERFALL. Nunca vamos fazer isso.’ E estou feliz por não termos feito.”

Oscar acrescentou: “Crescemos com o [Eurovision], então era algo grande quando éramos crianças, e ainda significa algo, mas você tem que considerar — pelo menos, esse era nosso pensamento há 15, 20 anos, o heavy metal do HAMMERFALL é algo. Essas pessoas estão fazendo sua própria coisa e, para mim, não quero música metal em uma competição de schlager. Deveria ser músicas schlager do Eurovision. Também não quero hip-hop lá — não quero nada além desse tipo de música que se encaixa nesse espectro. Mas isso é só o que eu penso. Não acompanho mais. E, felizmente, meu filho também não está interessado, porque ele tem 10 anos agora. Ele está numa idade em que todo mundo na escola fala sobre isso. Mas ele sabe o que eu faço. Ele sabe que eu não gosto disso. Não sei se isso influencia [ele], mas ele não está realmente muito interessado ainda, eu tenho que dizer. Você nunca sabe. Mas se todo mundo na escola está falando sobre algo, todas as crianças querem fazer parte disso, acho. Mas estou feliz por não ter que assistir, é o que estou dizendo, porque a mãe dele adora. Então eles podem assistir juntos.”

A recente declaração de Oscar Dronjak, guitarrista do HAMMERFALL, sobre os rumores de longa data envolvendo a banda e o Eurovision Song Contest reacendeu a conversa sobre a postura do grupo em relação ao evento. Em uma nova entrevista à Rassilon Records, Oscar deixou claro que nunca houve interesse genuíno por parte do HAMMERFALL em participar da competição, mesmo nos anos 2000, quando o evento ainda não tinha a grandiosidade atual.

Essas declarações ecoam comentários feitos pelo vocalista Joacim Cans em novembro de 2006, durante uma conversa com Mark Carras, do Rock My Monkey, sobre rumores de que o HAMMERFALL poderia estar envolvido no Eurovision. Na época, Joacim explicou:

“O problema é que isso foi algo que escreveram em alguns jornais suecos uma ou duas semanas atrás. Estavam alegando que o HAMMERFALL ou o EUROPE estariam no Eurovision Song Contest. Eles têm essa posição de coringa, o que significa que não precisaríamos nos qualificar. Estaríamos mais ou menos nas finais diretamente. E que tivemos discussões com a televisão nacional na Suécia por alguns anos. Mas isso não é verdade. Não tivemos nenhuma discussão a respeito disso.”

Joacim acrescentou que chegou a enviar uma carta ao jornal desmentindo as informações: “Fomos abordados por alguém de uma gravadora que disse: ‘Ei, vocês deveriam participar do concurso.’ E dissemos não. Primeiro de tudo, não queremos tocar a música de outra pessoa. E não vemos isso como algo que beneficiaria a banda. Provavelmente o contrário. Então, não houve conversa alguma para participar disso. Não. Mas, claro, eles distorcem tudo, e no dia seguinte no jornal disseram: ‘HAMMERFALL disse que está recusando a oferta,’ blá, blá, blá. Não recusamos a oferta. Nunca recebemos a oferta.”

O HAMMERFALL mantém sua postura há décadas, enfatizando que sua identidade musical e valores não se alinham com o formato do Eurovision, que frequentemente prioriza músicas compostas especificamente para o evento. A banda acredita que sua autenticidade como ícone do heavy metal poderia ser comprometida caso aceitassem participar.

O álbum mais recente da banda, “Avenge The Fallen”, foi lançado em agosto deste ano pela Nuclear Blast Records, reafirmando o compromisso do HAMMERFALL com seu legado e estilo próprio.

 
Categoria/Category: Destaque · Notícias
Tags:

TOP