Mais cedo hoje (sexta-feira, 27 de dezembro), Loomis e Williams compartilharam um vídeo teaser de um minuto com várias imagens relacionadas ao NEVERMORE e o que parecem ser as silhuetas dos dois músicos. O vídeo inclui o texto “Resurrecting The Dream” (“Ressuscitando o Sonho”). O teaser termina com o logotipo do NEVERMORE acompanhado pela frase “A New Chapter Rises” (“Um Novo Capítulo Surge”) e o ano “2025”.
O NEVERMORE efetivamente encerrou suas atividades em 2011, quando Loomis e Williams anunciaram sua saída da banda devido a diferenças pessoais com o vocalista Warrel Dane e o baixista Jim Sheppard. Posteriormente, Warrel descreveu o NEVERMORE em uma entrevista como “a melhor banda que o álcool já destruiu”.
Warrel Dane faleceu em dezembro de 2017, em São Paulo, Brasil, aos 56 anos, enquanto gravava seu álbum solo póstumo, “Shadow Work”. O músico teria sofrido um ataque cardíaco durante a noite e não pôde ser reanimado.
De acordo com o guitarrista Johnny Moraes, que tocava na banda solo de Warrel, Dane tinha um histórico de dependência e outros problemas de saúde. “A saúde dele já estava muito debilitada por conta do diabetes e de seus problemas com alcoolismo”, afirmou.
As partes instrumentais para o sucessor de “Praises To The War Machine” (2008), álbum solo de Warrel, estavam quase concluídas, e ele havia começado a gravar os vocais pouco antes de sua morte.
Em uma entrevista de 2019 para o METAL MASTER KINGDOM, Loomis foi questionado se havia planos para ressuscitar o NEVERMORE sem Warrel Dane. Jeff respondeu:
“É uma daquelas coisas em que acredito que o NEVERMORE tinha um som muito especial, e isso acontecia simplesmente por causa de todos os músicos que faziam parte da banda na época. Van, eu, Warrel, Jim. Tivemos vários guitarristas diferentes na banda ao longo dos anos. Tivemos Chris Broderick, Tim Calvert, que infelizmente faleceu. Muitos ótimos músicos. Steve Smyth, Curran Murphy. Todos esses caras fizeram parte do NEVERMORE no passado. Honestamente, na minha visão, é importante seguir em frente com sua vida. Eu realmente gostaria de lembrar o espírito e a atitude que tínhamos como banda, com a música, e seguir a partir daí. Porque, sem Warrel, simplesmente não é viável, na minha opinião. Ele faz muita falta. Ele era um dos meus melhores amigos. Coisas assim acontecem, e é uma situação muito triste. Realmente foi. Mas temos a música para lembrar de tudo isso.”
Em uma entrevista de 2018 para a LOUD TV da França, Loomis falou sobre a morte de Warrel Dane:
“É uma situação triste com um dos meus melhores amigos, com quem cresci tocando em uma banda. [Ele era] um dos melhores letristas do metal, acredito, que já existiu — uma pessoa fabulosa. Ele também era uma pessoa conturbada; tinha alguns problemas. Tivemos muitos momentos incríveis juntos no passado e muitos momentos ruins, mas eu diria que os bons momentos superaram os ruins. E no final, ainda estávamos nos falando como amigos, e conversamos antes de ele falecer. Estávamos em bons termos. É uma grande perda para a comunidade musical, e ele será lembrado como um dos grandes vocalistas de uma era do metal.”
Loomis acrescentou que Warrel estava “lutando contra o álcool e coisas do tipo” há anos antes de falecer. “Não vou entrar em muitos detalhes aqui,” disse ele. “Ele tinha alguns problemas. Vou sentir muita falta dele. Ele era um grande amigo meu e uma pessoa maravilhosa.”
Questionado se houve alguma conversa sobre uma reunião do NEVERMORE antes da morte de Warrel, Jeff respondeu:
“Acho que, quando você faz algo por tanto tempo e deixa sua marca no mundo da música, às vezes as coisas precisam chegar ao fim. E, infelizmente, com a minha situação no NEVERMORE, após 18 anos na banda, aquilo marcou o fim de uma era. E, para mim, pessoalmente, foi como seguir para outro capítulo da minha vida. Houve conversas, talvez [no final de 2016], sobre fazer um show de reunião, mas isso nunca aconteceu, é claro. Obviamente, agora não vai acontecer.”
Loomis deixou o ARCH ENEMY “de forma amigável” em dezembro de 2023 e foi substituído por Joey Concepcion.
Jeff, que foi o principal compositor do NEVERMORE, entrou para o ARCH ENEMY no final de 2014, mas não participou do processo de composição dos dois últimos álbuns da banda: “Will To Power” (2017) e “Deceivers” (2022).
Fonte: Blabbermouth
Maicon Leite atua como Assessor de Imprensa com a Wargods Press e é co-autor do livro Tá no Sangue!, e claro, editor do Arena Heavy!
Notícia mais antiga: Kauã Clemente lança “Chaos Feelings” após conseguir bolsa de estudo com Kiko Loureiro »