Na sexta-feira, 9 de maio, o Bar Opinião, localizado na Cidade Baixa, em Porto Alegre, foi palco da celebração dos 20 anos do álbum “Defying The Rules”, do Hibria. A banda apresentou o disco na íntegra pela segunda vez — a primeira havia sido no festival Bangers Open Air, em São Paulo, poucos dias antes.
A abertura da noite ficou por conta da banda O Cara do Metal, formada pelo tiktoker Ian Garbinato (vocais e guitarra — o próprio “Cara do Metal”), pela vocalista e influenciadora digital Luana Cruz, além do baixista Gabriel Martens e do baterista Diego Marinho.
Divulgando seu mais recente trabalho, o álbum “Forjado em Cinzas: O Luto que Precede a Luz”, o grupo aposta em um heavy metal cantado em português, com influências de outros estilos, e tem conquistado uma ótima repercussão, especialmente entre o público da geração Z.
Na sequência, quem sobe ao palco é a banda Phornax, que vem retomando seu espaço na cena após mais de 10 anos de inatividade. O foco da apresentação está no EP “Silent War”, lançado em 2011, além de algumas composições inéditas.
Para quem curte heavy metal com guitarras de 7 cordas, o som do Phornax é um prato cheio — peso e melodia na medida certa. A formação atual conta com Cristiano Poschi (vocal), Deivid Moraes (guitarra), Eduardo Martinez (guitarra, ex-Hangar), Sfinge Lima (baixo) e Mauricio Dariva (bateria). A banda está atualmente trabalhando em seu primeiro álbum completo.
Alguns minutos depois, o telão do palco exibe o vídeo Uma Jornada de Resiliência, previamente divulgado no Instagram da banda. Com diversos trechos da trajetória do Hibria, o guitarrista e fundador Abel Camargo comenta sobre os desafios e conquistas ao longo dos anos à frente de uma banda do porte do Hibria.
Após a introdução — uma versão especial da edição de 10 anos do “Defying The Rules” —, a banda entra no palco ao som de “Steel Lord On Wheels”, seu maior clássico, levando o público à loucura. Durante toda a execução do álbum, do início ao fim, a plateia não parou de agitar e cantar junto, com entusiasmo em cada refrão.
A nova formação conta com Angelo Parisotto (vocal), Abel Camargo (guitarra), Velles (guitarra), Tiago Assis (baixo) e William Schuck (bateria) — um time de peso que traz renovação à banda e promete facilitar a logística daqui pra frente. Todos os membros, com exceção de Angelo (que é de Chapecó, Santa Catarina), residem em Porto Alegre, o que representa uma vantagem em relação à formação anterior, composta majoritariamente por músicos de fora do Sul.
Além do primeiro disco na íntegra, o setlist do bis incluiu “Shoot Me Down” (do álbum “Blind Ride”, de 2011), “Silent Revenge” (do disco homônimo de 2013) e “Tiger Punch” (“The Skull Collectors”, de 2008), encerrando com chave de ouro a apresentação da nova formação na cidade natal da banda. Para encerrar com chave de ouro, ninguém menos que Marco Panichi — baixista original e co-fundador da banda — fez uma participação mais do que especial no show tocando em “Stare At Yourself”, relembrando os velhos tempos.
Agora, resta aguardar os próximos passos do Hibria, que, ao que tudo indica, deve anunciar um novo álbum em breve.
Phornax:
Intro
Silent War
Final Beat
A Matter Of Time
Hell’s Paradise
Between Fear And Hope
Ghosts From The Past
Dare Of Destruction
Hibria:
– Defying The Rules (álbum na integra)
Intro
Steel Lord On Wheels
Change Your Life Line
Millennium Quest
A Kingdom To Share
Living Under Ice
Defying The Rules
Stare At Yourself
-Bis:
Shoot Me Down
Silent Revenge
Tiger Punch

Colecionador de discos e apaixonado por shows, e colaborador do Arena Heavy!
Tags: Hibria • O Cara do Metal • Phornax
Notícia mais antiga: KATAKLYSM lança videoclipe visualizer para novo single ‘The Rabbit Hole’ »