Guitarrista do FATES WARNING, MICHAEL ABDOW: ‘A banda não se separou’
Postado em 03/10/2023


Em uma nova entrevista em vídeo com o jornalista musical Joel Gausten, Mike Abdow, que é o guitarrista do FATES WARNING e o compositor/produtor dos álbuns solo do vocalista do FATES WARNING, Ray Alder, discutiu o atual status da banda. Quando perguntado sobre seus pensamentos sobre o futuro do FATES WARNING considerando as declarações recentes de Alder de que o guitarrista Jim Matheos não quer escrever novo material para a banda, Abdow ofereceu a seguinte resposta: “Eu não estou realmente a par de nada que o Ray já não tenha dito em entrevistas. A banda não se separou. Nós gostaríamos de fazer turnês, [mas] há problemas de agenda com diversos membros.”

Ele continuou: “No que diz respeito a Jim talvez não querer lançar novos álbuns do FATES WARNING, isso é uma escolha muito dele, e é o domínio dele ali. Eu respeito isso. Claro, eu gostaria de tocar mais com a banda e fazer mais álbuns. Eu tenho muita vida em mim — não que eles não tenham. Jim está escrevendo uma tonelada de músicas; todos os caras estão escrevendo uma tonelada de músicas em diferentes bandas. Mas eu também entendo de onde ele está vindo, onde tudo o que ele faz é inspirado. Então, se ele não está sentindo uma coisa em particular, ele não vai fazer apenas para fazer. Eu não estou falando por ele, mas ele vai apenas ser honesto e dizer, ‘Bem, não estou interessado em fazer isso agora.’ É só a vibe que eu sinto, com base no que ouvi em entrevistas e apenas por conhecê-lo. Eu respeito totalmente o que ele quer fazer.”

Alder revelou pela primeira vez que Matheos não queria escrever novas músicas do FATES WARNING em maio passado, enquanto promovia seu segundo esforço solo, “II”. Falando sobre sua decisão de continuar seguindo carreira solo, Alder disse na época: “Com o FATES, depois que fizemos o último álbum e o Jim disse que não quer mais escrever músicas do FATES WARNING, eu tenho que fazer algo. Sou um cantor. Não posso apenas arranjar um emprego normal. Quero dizer, a música é a minha vida; tem sido a minha vida desde que eu tinha 16 anos. Eu estive em bandas — caramba, desde que eu tinha 14 anos eu estive em bandas. A primeira vez que eu cantei, acho que eu tinha 14, [na] banda do meu irmão. Então é a minha vida. Eu não sei o que mais eu faria.”

Pressionado a esclarecer se Jim realmente disse que não tinha interesse em escrever mais músicas do FATES WARNING, Ray disse: “Sim. [Ele disse isso] quando fizemos o álbum ‘Long Day Good Night’ [de 2020]. Isso foi basicamenteEle disse que não quer escrever mais músicas do FATES WARNING. Isso não significa que nunca mais faremos turnês. Eu adoraria fazer uma turnê novamente, e o Jim também; já discutimos isso. É apenas uma questão de reunir todos. O Joey está em cinco ou seis bandas diferentes. E o Bobby Jarzombek, o Bobby está tocando agora com o George Strait, um dos maiores astros da música country do mundo, e o Bobby é seu baterista agora. Mas o George não faz turnês normais; ele faz apresentações únicas de vez em quando. E é muito difícil para o Bobby sair em turnê por mais de uma ou duas semanas. Então, temos tentado lidar com isso ultimamente. Mas no próximo ano é o quadragésimo aniversário do FATES WARNING, então estamos discutindo fazer alguns shows no próximo ano ao redor do mundo. Não uma turnê completa, mas alguns shows a cada poucas semanas ou meses de intervalo. Então, espero que dê certo. Veremos.”

Perguntado se isso significa que não haverá mais músicas novas do FATES WARNING no futuro, Ray disse: “Não parece. Não posso falar pelo Jim. Claro que eu adoraria, e todos os outros também, mas acho que nesse ponto o Jim não quer escrever mais.”

Quanto ao motivo pelo qual ele acredita que o Jim não está interessado em fazer mais músicas do FATES WARNING, Alder disse: “Você tem que perguntar a ele, cara. Você tem que perguntar a ele. Não posso falar por ele. Desculpe.”

O FATES WARNING tem sido uma presença formidável no metal progressivo há quase quatro décadas, ajudando a moldar e impulsionar o gênero sem comprometer sua integridade ou perder relevância.

O FATES WARNING, com John Arch nos vocais, lançou três álbuns (o “Night On Bröcken” de 1984, o “The Spectre Within” de 1985 e o “Awaken The Guardian” de 1986) que viriam a influenciar bandas com mentalidade progressiva como o DREAM THEATER, antes de Arch deixar o grupo e ser substituído por Alder.

Uma biografia do FATES WARNING do renomado autor e jornalista Jeff Wagner, “Destination Onward – The Story Of Fates Warning”, foi lançada em julho de 2022. A história de 400 páginas da lendária banda de metal progressivo inclui entrevistas com todos os membros do FATES WARNING, passados e presentes, e abrange os primeiros dias dos membros originais, a formação da banda em 1983 como MISFIT, o auge comercial com o álbum “Parallels” de 1991, até a última música deles, “The Last Song”, que encerra o álbum “Long Day Good Night”.

O novo álbum de Abdow, “Séance In Black”, será lançado em 6 de outubro via Couch Cat Records.

Foto creditada: Stephanie Cabral

 

Fonte: BLABBERMOUTH.NET. (2023). FATES WARNING Guitarist MICHAEL ABDOW: ‘The Band Didn’t Break Up’. BLABBERMOUTH.NET. https://blabbermouth.net/news/fates-warning-guitarist-michael-abdow-the-band-didnt-break-up

 
Categoria/Category: Notícias

TOP