Firmament da Alemanha estreia nova faixa no canal NWOTHM
Postado em 26/12/2025


Os heavy rockers alemães do Firmament estrearam a nova faixa “Brother of Sleep” no canal do YouTube New Wave of Traditional Heavy Metal (NWOTHM). A música é a segunda a ser revelada do segundo álbum da banda, “For Centuries Alive”.

Formada em 2021, o Firmament busca inspiração em tudo o que o céu noturno tem a oferecer em termos de rock, fundindo uma miríade de influências de várias eras – do proto-metal à NWOBHM. Como demonstrado ousadamente pelo álbum de estreia We Don’t Rise, We Just Fall – lançado em 2023 pela Dying Victims e aclamado pela crítica –, o som autenticamente “caseiro” dos alemães parece familiar, mas se aventura em território desconhecido: uma viagem no tempo, unindo passado e futuro.

Desde essa frutífera formação, a formação clássica do Firmament (bateria, baixo, guitarras gêmeas e vocais) tem levado seu som de heavy rock épico, sombrio e romântico aos palcos. A banda tocou em festivais como Muskelrock, Starlett Stock e Trveheim, estabelecendo-se como uma banda ao vivo cativante.

A base do Firmament foi estabelecida de forma pungente pelo álbum de estreia e pelo split sucessivo com a banda reanimada Midnight Prey, intitulado Gathered Under Open Skies. Agora, eles apresentam seu dramático segundo álbum, For Centuries Alive. Com dedicação total ao novo trabalho, o Firmament explora novos reinos sonoros e líricos. Embora suas influências atemporais permaneçam no lugar – nomeadamente o trio intocável de Wishbone Ash, Blue Öyster Cult e Thin Lizzy –, a direção que tomam coloca seu heavy rock em uma categoria rarefeita.

Com o coração na ponta da manga, os alemães desenrolam oito narrativas propulsivas (mais uma introdução que define o clima) com uma joie de vivre envolvente e emocionante. Letras reflexivas e românticas ganham destaque em meio a uma música atemporal, tudo envolto em uma produção quente e impulsiva, resultando em um disco que soa maior e mais brilhante que seu antecessor. Se o Firmament soa “velho” aqui, não é por um esforço forçado para ser “retrô”, mas sim por um sublinhado discreto dos valores cativantes dentro do rock – de forma e conteúdo em equilíbrio harmonioso.

 
Categoria/Category: Destaque · Notícias
Tags:

TOP