Os veteranos do thrash metal da Bay Area de São Francisco, EXODUS, estão se preparando para entrar em estúdio e começar a gravar o sucessor do álbum de 2021, Persona Non Grata.
Mais cedo hoje, EXODUS compartilhou uma foto do guitarrista Gary Holt e do baterista Tom Hunting no estúdio e incluiu a seguinte mensagem: “O acampamento de jams COMEÇOU!! Tom e Gary estão detonando riffs para preparar o próximo álbum! Está insanamente bom!”
Em outubro passado, Tom Hunting contou ao The Metal Voice sobre o próximo álbum do EXODUS: “A música vai se reunir muito rápido, e está realmente incrível. Trabalhamos em março, abril e um pouco de maio e conseguimos o núcleo de várias músicas, basicamente trocamos alguns dos ritmos em algumas faixas. Isso acontece às vezes. Então eu tenho muito material para trabalhar. Após esta turnê [outono de 2024], vamos nos trancar para compor. Provavelmente nos reuniremos no meu estúdio aqui; estou no norte da Califórnia. Sim, provavelmente vamos trabalhar até o final de dezembro e depois em janeiro. Então teremos dois meses. E já temos o núcleo de várias músicas incríveis.”
Quando perguntado se ele contribuirá musical e liricamente no próximo álbum do EXODUS, Tom respondeu: “Escrevi as letras de uma [faixa], The Years Of Death And Dying, no último álbum, e acabou sendo uma música muito boa. Então, acho que entre isso e a jornada com o câncer e tudo mais, algo despertou em mim. Tenho cadernos cheios de rabiscos, tipo um monte de coisas. Preciso transformá-los em músicas [risos], mas tenho muitas palavras e ideias… Vou tentar escrever algumas [das letras]. Sim, é muito divertido. E eu realmente gosto de escrever letras. É ótimo.”
Sobre o som geral do novo material do EXODUS e se alguma das músicas irá “se desviar para outras direções”, Tom comentou: “Eu realmente não saberia dizer. Quero dizer, pode haver algumas coisas experimentais, e tudo acontece organicamente e meio que no momento. Eu achei que Blood In, Blood Out foi como um bom e velho álbum de thrash. Persona Non Grata foi um pouco mais — sim, um pouco mais encorpado, um pouco mais sombrio, vai para alguns lugares obscuros. Toda a música que fizemos com [o vocalista Rob Dukes] foi um pouco mais progressiva e foi para lugares sombrios, e eu gosto disso também. Então, acho que haverá um pouco de tudo. E também temos um monte de covers guardados que gravamos nas últimas sessões de Persona Non Grata, e provavelmente faremos alguns deles também — apenas coisas punk obscuras de lados B. Coisas divertidas.”
No início de outubro, Gary Holt contou ao programa Trunk Nation With Eddie Trunk da SiriusXM sobre o próximo álbum do EXODUS: “Tenho uma dúzia [de músicas] em andamento agora, e o Lee [Altus, guitarrista do EXODUS] também tem algumas coisas. Nosso plano é entrar no estúdio em fevereiro. Íamos fazer isso neste verão, mas sentimos que estávamos apressando as coisas. E da última vez o álbum foi tão bem recebido e se tornou um marco para nós, que não podemos nos precipitar e fazer as coisas correndo. E [temos uma] gravadora nova, a Napalm Records, então queremos garantir que o álbum seja o melhor possível. Então, em fevereiro e março estaremos no estúdio, e depois voltaremos à ativa. Sem descanso para os perversos, com certeza.”
Holt já havia comentado sobre os planos do EXODUS de entrar em estúdio em agosto, durante uma entrevista ao programa de rádio nacionalmente sindicado Full Metal Jackie. Ele disse na época: “Bem, estou escrevendo o novo álbum agora. Íamos entrar no estúdio em uma semana, mas precisávamos de mais tempo. Não estamos prontos. E se apressássemos, seria um grande erro. Infelizmente, devido aos compromissos com turnês, nosso próximo intervalo para fazer isso direito será no início do próximo ano. Então, estamos adiando, mas vai valer a pena, porque as músicas estão se desenvolvendo muito bem. Estou super satisfeito. O material está pesado.”
Ele continuou: “No último álbum, tivemos todo o tempo do mundo por causa da pandemia, e os resultados são evidentes no disco. Lançar algo às pressas como sucessor de Persona Non Grata seria a coisa mais estúpida que poderíamos fazer. Mas está progredindo — está indo muito bem. Na verdade, tenho 10 músicas em que estou trabalhando. Lee tem algumas coisas também, e vamos desenvolver a partir disso.”
Quando perguntado se parece que o próximo álbum do EXODUS será lançado em 2025, Gary respondeu: “Ah, com certeza. Será no próximo ano. Só vai ser mais tarde do que esperávamos.”
Em fevereiro de 2024, o vocalista do EXODUS, Steve “Zetro” Souza, comentou no canal Zetro’s Toxic Vault no YouTube sobre a direção musical do novo material da banda: “Eu não ouvi nada do que eles estão escrevendo. Geralmente começa com o Tom e o Gary. Então, será música e depois bateria. E quando eles têm algo meio que montado, eu ouço pedaços disso. Funciona mais ou menos assim, mas dentro de três ou quatro semanas, o que parece apenas riffs montados juntos se transforma em músicas completas, com letras e tudo. Persona Non Grata foi assim, com certeza. E no passado, fizemos dessa forma. Então, isso é o que está acontecendo no momento em relação ao EXODUS.”
Souza continuou dizendo que a Napalm Records, com quem o EXODUS assinou um novo contrato no ano passado, está ansiosa para começar a trabalhar com a banda na promoção do próximo álbum.
“Já faz 20 anos ou mais que estávamos com a Nuclear Blast,” disse Zetro. “Quero dizer, o primeiro álbum na Nuclear Blast foi Tempo Of The Damned, então foi em 2003, 2002, acho, quando assinamos com eles. E depois tudo o que [o ex-vocalista do EXODUS] Rob Dukes fez foi com eles. E quando voltei, [lançamos] Blood In Blood Out e Persona Non Grata [pela Nuclear Blast].
“[A Napalm] parece muito empolgada, e isso é sempre algo bom,” ele continuou. “Tivemos uma ótima relação com a Nuclear Blast e eles foram realmente bons para nós. Acho que, às vezes, mudanças são boas, um sopro de ar fresco chega. E acho que estávamos precisando disso. Então, funcionou bem. Temos, obviamente, a Napalm, o contrato deles para nós foi realmente muito bom, e é um acordo para três álbuns, então há pelo menos mais três álbuns do EXODUS planejados. E apenas o primeiro começará este ano em algum momento.”
O EXODUS completou a turnê norte-americana The Battle Of ’24 no outono passado. A jornada marcou a primeira turnê como headliner da banda em muitos anos e contou com o suporte dos thrashers do HAVOK, da banda de hardcore metálico CANDY e dos crossover thrashers DEAD HEAT. A turnê começou no dia 2 de novembro em Tampa, Flórida, e passou por toda a América do Norte, concluindo-se em 7 de dezembro em Los Angeles, Califórnia.
Maicon Leite atua como Assessor de Imprensa com a Wargods Press e é co-autor do livro Tá no Sangue!, e claro, editor do Arena Heavy!
Notícia mais antiga: ENSIFERUM lança videoclipe de “The Howl” »